endurance

As atividades de endurance em sua essência não apenas testam os limites das capacidades físicas do ser humano, mas também os extremos de sua resistência mental. Podemos incluir nesta categoria atividades como natação, ciclismo, corrida, triathlon, etc. As demandas metabólicas dessas atividades requerem o desenvolvimento e a integração dos sistemas respiratório, cardiovascular e músculo-esquelético. O atleta de endurance tem necessidades nutricionais especiais, que estão muito além das necessidades nutricionais de indivíduos sedentários.

Para otimizar a performance dos atletas de endurance, é necessária uma nutrição apropriada de acordo com a demanda de cada fase da periodização do treinamento. Desta forma, conseguimos otimizar além da performance, o processo recuperativo.

A suplementação alimentar da dieta desses atletas tem se tornado cada vez mais comum. É grande a dificuldade desses indivíduos obterem por meio exclusivo da dieta toda a quantidade apropriada de nutrientes. Inúmeros estudos têm documentado o fato de que atletas de endurance podem otimizar suas sessões de treinamento e performance com a adequada combinação entre uma nutrição apropriada e suplementação efetiva.